Menu

O Brasil é um país culturalmente efervescente. Não é de se estranhar que ciclicamente a arte, a decoração, a música e a literatura dialoguem entre si. Sempre que um porcelanato artístico entra em cena, portanto, é difícil não se emocionar. Especialmente quando falamos em peças inspiradas por Candido Portinari.

Foi com muita alegria, então, que nós da Bel Lar Acabamentos contemplamos um dos mais novos lançamentos da Cerâmica Portinari, em recente edição da Expo Revestir – a maior feira de acabamentos da América Latina. A coleção Bailarinas, apresentada pela marca durante o evento, é totalmente inspirada pela obra do pintor.

E, para dar um gostinho ainda mais especial à collection, as peças foram desenvolvidas em parceria com o filho único do artista, João Candido Portinari. Portanto, se você adora a ideia de trazer um toque de cultura e charme à decoração do seu ambiente, prepare-se para ficar inspirada com cada detalhe das cerâmicas.

Continue a leitura e descubra toda a magia por trás delas!

Porcelanato artístico com inspiração na brasilidade

Conforme o próprio nome evidencia, a coleção Bailarinas é totalmente inspirada pelas formas das bailarinas, que protagonizaram inúmeras obras assinadas por Portinari. No centro das referências estão os triângulos equiláteros, que expressam criatividade e movimento. Tais elementos também fazem parte da essência retratada em seus quadros.

As cores das peças, claro, também são inspiradas pela paleta de Portinari. Elas são espelhadas de forma cuidadosa nos tons originais de seus quadros, fazendo uma conexão direta com a obra do artista. E, naturalmente, aquecendo a essência de qualquer ambiente pela naturalidade e pelo aconchego que transmitem.

revestir-portinari-4

Os traços e técnicas presentes nas obras das bailarinas, que são a fonte primária de inspiração para a coleção, também trazem em suas raízes uma essência brasileira evidente. Os contornos, por exemplo, retratam bem o orgulho de Portinari pelas raízes indígenas de seu país, adicionando organicidade e um charme intrínseco para cada peça.

revestir-portinari-3

É interessante destacar que, em termos de aplicação, a coleção é totalmente versátil. Você pode escolher trabalhar com uma ou mais peças na composição da sua décor. A liberdade criativa não encontra limites.

revestir-portinari-6

Vale salientar que, quando as seis peças desenhadas se juntam, é possível reproduzir a primeira obra de Portinari: a estrela que, durante anos, esteve no teto da capela de Santo Antônio, em Brodowski (SP), cidade onde o artista nasceu.

Inspirador, não é?

Tecnologia em favor da criação de ambientes inspiradores

Além do formato visual marcante, as peças da coleção Portinari se destacam por todas as suas vantagens de aplicação. Com acabamento antiderrapante, os porcelanatos com dimensões de 17 x 17 cm podem ser utilizados em ambientes comerciais e residenciais  – incluindo também os de médio tráfego.

revestir-portinari-5

Para completar, as peças da linha possuem acabamento retificado, o que facilita a junção e diminui os custos de mão de obra. Assim, o cuidado técnico valoriza ainda mais a beleza visual das peças, permitindo que elas possam ser exploradas de inúmeras formas e em distintos ambientes que clamem por um visual artístico marcante.

E você, também ficou inspirada? Em caso positivo, aproveite para compartilhar esta matéria com as amigas nas redes sociais!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.