Menu

Protagonista em qualquer ambiente digno de revista de decoração, o porcelanato é um tipo de revestimento indispensável nos projetos contemporâneos. Prático de aplicar, resistente às intempéries do tempo e com diversas opções de acabamentos, esse produto já se tornou queridinho dos arquitetos e designers de interiores.

Mas, afinal, quais são os principais tipos de porcelanatos existentes? É exatamente isso que vamos explicar nesta matéria. Para garantir a escolha do revestimento ideal para o seu ambiente, inicialmente é necessário compreender as diferenças estéticas e funcionais de cada tipo de peça.

Ao terminar de ler todas as informações que reunimos aqui, você estará preparada para definir qual é a peça perfeita de acordo com o seu projeto – e não estamos falando apenas em termos de design. Chegou a hora de aprender absolutamente tudo sobre os porcelanatos!

Confira, a seguir, os principais tipos de porcelanatos existentes e as características que os definem.

Descubra os principais tipos de porcelanato

De forma simplificada, podemos elencar quatro principais tipos de porcelanato. A seguir, apresentaremos cada um deles – junto com alguns exemplos de produtos disponíveis na Bel Lar que se enquadram nas categorias. Vamos lá?

Porcelanato esmaltado

porcelanato-todos-downtowngr-pol-e-hard

O porcelanato esmaltado é aquele com aspecto bem brilhoso, pois recebe uma camada de esmalte em sua finalização. É muito elegante, mas por ser escorregadio não é o mais recomendado para áreas externas ou molhadas (a não ser que receba um acabamento antiderrapante na superfície). Um exemplo é a linha Downtown HD, da cerâmica Portinari.

Porcelanato polido

porcelanato-todos-pietra-di-savoie-sgr-act

Já o porcelanato polido é bem semelhante ao esmaltado, mas se caracteriza por uma superfície ainda mais lisa. Esse tipo de revestimento recebe tal nomenclatura devido à camada de polimento protetora que é aplicada em sua finalização. As peças das linhas Pietra di Savoie e Mediterrâneo, da Portinari, são um belo exemplo da resistência e beleza da categoria.

Porcelanato acetinado

porcelanato-todos-mediterraneo-ofw-pol

Conforme o próprio nome sugere, o porcelanato acetinado (ou com superfície acetinada) possui um brilho leve e sutil. Ou seja, seu acabamento costuma ser um pouco mais fosco do que o apresentado nos porcelanatos esmaltados e polidos. Aposta ideal para um toque de sofisticação mais discreto.

Porcelanato natural

porcelanato-todos-mediterraneo-ofw-mathard

Por fim, o porcelanato natural é aquele com o acabamento mais orgânico. Pouco escorregadio, por não conter uma camada esmaltada, ele é ideal para ambientes molhados. Em relação à estética, as peças dessa categoria conservam fielmente as mesmas porosidades e “falhas” dos materiais naturais que imitam.

Então, esses são os principais tipos de porcelanato hoje disponíveis no mercado. Vale acrescentar que algumas marcas – como no caso da Portinari – disponibilizam peças com a mesma estampa em várias opções de acabamentos na superfície: acetinado, polido, natural ou hard (antiderrapante). Assim, a escolha fica mais fácil.

Como acertar no uso do porcelanato?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de porcelanato e já tem uma ideia de qual é a superfície ideal para cada espacinho na casa, vamos ao que interessa: como usufruir dos revestimentos de modo a aprimorar sua décor? Bem, as possibilidades são infinitas.

Como as peças reproduzem com excelência as matérias-primas, cabe a você definir a melhor forma de lançar mão delas. Uma sugestão para quem gosta de praticidade e flerta com a ideia de criar um senso de unidade e unanimidade no design é aplicar o mesmo revestimento em todos os ambientes.

Peças em tons brancos, por exemplo, ainda adicionam uma amplitude incrível aos espaços! E você ainda pode escolher qual tipo de acabamento está mais alinhado com a sua proposta: amadeirado ou marmorizado, claro ou escurecido. Se quiser conferir de perto todas as opções, estaremos esperando por você nas lojas da Bel Lar.

Gostou de aprender um pouco mais sobre porcelanato? Curtiu a matéria? Compartilhe com suas amigas nas redes sociais!

 

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.