Menu

Imagine o desafio: transformar um ambiente de apenas 165 m² em uma área externa incrível, compondo um espaço de lazer aconchegante para um casal com quatro filhos e que adora receber amigos. Foi justamente essa a tarefa do arquiteto Fernando César, que resultou no projeto incrível que lhe apresentaremos a seguir.

O pedido da família foi básico, mas também complexo. Além de tornar o ambiente externo mais aconchegante, era preciso respeitar as árvores já existentes no jardim e encontrar uma maneira de valorizar ainda mais a exuberância do verde presente no cenário. Através de soluções criativas e acabamentos incríveis, o arquiteto fez isso com maestria.

Se você está em busca de inspiração para compor ou redecorar a área externa, portanto, vale a pena conferir mais alguns detalhes do projeto criado por Fernando. Abaixo, falamos um pouco mais sobre as referências e os destaques que deram vida a essa composição marcante.

Continue a leitura e confira!

Elementos de uma área externa moderna e aconchegante

Ao idealizar a nova estrutura da área externa, Fernando fez questão de enfatizar toda a exuberância do verde como elemento decorativo. “Para não perder a visibilidade das copas das árvores e palmeiras, nem cobrir a vista com laje ou telhas, foi criada uma cobertura metálica com vidro”, contextualiza.

fernando-cesar-7

Foto: Henrique Queiroga

Para agregar ao viés moderno e, claro, atender à demanda de lazer da família, a cobertura passou a abrigar uma grande mesa de madeira maciça, uma parede verde e uma TV de 60”, articulada a um espaço gourmet completo. A integração entre os dois ambientes veio para estimular o convívio, especialmente quando houver visitas na residência.

fernando-cesar-5

Foto: Henrique Queiroga

Outro espaço da área externa que merece destaque, sem dúvidas, é o da piscina – agregado ao lounge. As poltronas e sofás, distribuídos na grama, têm por objetivo tornar o ambiente mais agradável, aconchegante e convidativo. Perfeito para contemplar o pôr do sol em um fim de tarde, com boas companhias!

fernando-cesar-9

Foto: Henrique Queiroga

Já a piscina é um elemento notório à parte. Ela ganhou um design exclusivo, incluindo uma borda de vidro e pastilhas elegantes como revestimento. Não é necessário enfatizar que isso torna o ambiente moderno e ainda mais permeável, certo? Sem falar que curtir a água refrescante nos dias quentes de verão viabiliza uma experiência deliciosa.

fernando-cesar-8

Foto: Henrique Queiroga

De forma sintética, podemos dizer que os detalhes desempenham um papel relevante na composição da área externa. Os toques amadeirados, os revestimentos em tons abertos, as nuances dos acabamentos na piscina, em conjunto, criam um projeto verdadeiramente memorável.

fernando-cesar-6

Foto: Henrique Queiroga

Integração decorativa se expande pela residência

Conforme salienta o arquiteto, todos os cantos do projeto para a área externa foram pensados minuciosamente. Isso resultou em uma transformação ainda maior no lar da família, de forma geral.

“Como a intenção era ter espaço para receber as pessoas, o projeto da área de lazer se estendeu também à garagem, que foi valorizada com jogo de iluminação e com o descascado da parede de tijolo original da casa”, conta Fernando.

fernando-cesar-10

Foto: Henrique Queiroga

Além disso, alguns elementos foram preservados, com o intuito de manter a essência da casa – construída há mais de 30 anos em estilo colonial. Conforme destaca o arquiteto, para não se perder a memória do antigo espaço, foi mantida aparente a laje pré-moldada, sendo pintadas apenas as vigas de preto, para trazer a modernidade desejada ao ambiente.

Assim, em ocasiões especiais, a garagem pode ter sua função original alterada, transformando-se em um moderno salão de festas! Um belo exemplo de como funcionalidade, contemporaneidade e essência sempre podem caminhar lado a lado.

E você, o que achou do projeto? Se você gostou, lembre-se de compartilhar esta matéria nas suas redes sociais!

 

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.