Menu

Veja também:

A área externa é um dos ambientes mais queridinhos da casa. Se você busca inspiração para criar ou reformar a sua, vale a pena conferir o projeto que vamos apresentar nesta matéria. Através do perfeito equilíbrio entre o design minimalista de um porcelanato sóbrio com outros elementos decorativos cheios de cor, trata-se de uma composição incrível.

Idealizada pela arquiteta Mari Barbosa, a cobertura carrega uma essência totalmente contemporânea. É evidente que todos os elementos inseridos no contexto têm um propósito multifuncional, garantindo a versatilidade da área externa. Do trabalho ao happy hour com os amigos, o ambiente é capaz de protagonizar os melhores momentos.

porcelanato-sobrio2

“Queremos receber as pessoas e queremos que essas pessoas se sintam tão à vontade aqui que não queiram ir embora!”. Essa foi a frase do proprietário da cobertura norteadora para o projeto, conforme contextualiza Mari. E, claro, outro elemento também foi aproveitado como destaque: o pé de jabuticaba, grande xodó da casa.

E você, já ficou curiosa para conferir mais de perto os detalhes do espaço e aflorar a criatividade para tirar o seu projeto do papel? Descubra, a seguir, todas as informações sobre essa área externa!

Traços de uma cobertura visualmente leve

A ideia do projeto, conforme evidencia Mari, foi abraçar a jabuticabeira e os convidados do casal. “A árvore já existia no espaço e foi replantada em um vaso adequado, feito sob medida, com uma volumetria cônica que dialoga com outros elementos, como o ofurô e as arandelas”, explica a arquiteta.

Uma peça em destaque, evidentemente, é o banco suspenso flutuante. “O grande banco com um desenho orgânico, formado por seis camadas que parecem prateleiras saindo de dentro da parede, permite variadas dimensões da profundidade e, portanto, várias formas de sentar. O aspecto de leveza visual foi consolidado com a decisão de retirar do chão todo o apoio dele, inclusive o degrau e os rodapés”, conta Mari.

porcelanato-sobrio

Além da mobília encantadora, há diversas outras sutilezas que tornam a área externa ainda mais charmosa. Como exemplo, podemos citar as louças e os metais com um acabamento metalizado em ouro envelhecido. A torneira reta de piso e o ralo Scoar foram alguns achados dela na Bel Lar.

Para completar, o ambiente ainda ganhou um projeto de iluminação belíssimo, que valoriza cada detalhe apaixonante na cobertura. As luzes que prospectam a árvore e o banco amadeirado tornam a área externa ideal, também, para eventos noturnos. Prova de que charme e funcionalidade sempre podem caminhar juntos.

Porcelanato sóbrio, design sofisticado

Para dar vida ao ambiente de 18 m², Mari contou com vários produtos disponíveis na Bel Lar. Um deles é o Porcelanato Downtown HD, da Cerâmica Portinari. Com uma textura neutra e sofisticada, ele é o responsável por equilibrar todas as referências na décor – além de valorizar a metragem do espaço, garantindo uma noção de amplitude.

A neutralidade do porcelanato permite que as cores azuladas, esverdeadas e lilás, com seus traços orgânicos naturais, ganhem evidência na proposta da área externa. Assim, o projeto se destaca pelas tonalidades vibrantes e alegres, que estimulam o convívio e parecem nos convidar a contemplar um lindo pôr do sol na cobertura.

porcelanato-sobrio4

Conforme revela Mari, a paleta de cores também teve uma questão peculiar definidora: um dos rapazes é daltônico. “Já que cores muito próximas não eram tão bem distinguidas por esse cliente, somei a isso ao gosto dele por elementos bem coloridos e alegres e procurei proporcionar contrastes na ambientação”, explica a arquiteta.

“O resultado foi um ambiente fluido, extremamente convidativo, aconchegante, elegante e alegre. E, com a sensação de dever cumprido ao ver os olhos de satisfação dos clientes, foi só encher o espaço com todos os familiares e amigos que o Terraço Jabu ficou, enfim, completo”, conclui Mari.

Resistência: característica indispensável à área externa

Conforme destacamos no início desta matéria, a área externa é hoje um dos ambientes mais desejados nos projetos arquitetônicos. Mas é importante salientar que, na hora de escolher os revestimentos e acabamentos para esse tipo de espaço, não basta apenas optar por produtos bonitos. É preciso avaliar seu potencial de durabilidade.

porcelanato-sobrio5

Se você gostou das peças da Linha Downtown, da Portinari, a boa notícia é que elas estão disponíveis na versão com acabamento Hard antiderrapante na superfície – ideal para áreas externas. Além disso, a tecnologia da cerâmica torna as peças resistentes à absorção de água, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Em outras palavras, mais tranquilidade para você. E onde encontrar o produto você já sabe: na Bel Lar Acabamentos. Estamos aqui para ajudar a tirar o sonho da sua área externa do papel!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.