Menu

O protagonismo das pastilhas de vidro na arquitetura brasileira é inquestionável. Especialmente em revestimentos de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, elas aparecem muito – seja através dos detalhes ou da parede inteira. Mas, se você acha que esse tipo de material já está ultrapassado para um projeto moderno, vale repensar seu conceito.

Em 2017, as pastilhas ressurgem em meio a tendências de design que buscam reinventar o clássico. Um belo exemplo é a trend chamada Timeless, que consiste em  harmonizar o clássico com o contemporâneo – antes antagônicos. Acredite: nas mãos de um talentoso arquiteto, o antigo e o novo podem conversar muito bem.

Ficou intrigado, mas não tem a mínima ideia de como as pastilhas de vidro podem se encaixar em um projeto ousado e atemporal? Então confira, abaixo, as dicas do arquiteto Evaldo Rios.

Pastilhas de vidro

Pastilhas: cores, texturas e relevos que surpreendem

Evaldo Rios pontua bem a importância desse elemento: “As pastilhas de  vidro são clássicas como opção de revestimento. Há tempos em que elas são mais empregadas, em outros menos, mas nunca deixaram de ser uma opção. Elas nunca vão sair de cena, pois sempre haverá uma possibilidade de uso em que vão proporcionar o melhor resultado”.

Mas como repensar a utilização do material de forma original? Aí é que entram os detalhes em relação às cores, texturas e relevos. “Para 2017, a tendência são as pastilhas nas cores predominantes dos anos 70, como violetas, bordôs, ferrugem e alaranjados, e em formatos diferentes, como hexagonais e filetes”, revela o arquiteto.

Se você gosta de seguir as tendências mais quentes do universo da decoração, as pastilhas de vidro da Porto Design são uma alternativa interessante para o seu projeto. “O estiloUrban Style traz uma coleção que me agrada muito, e o Timeless, por ter uma inspiração clássica, sempre se encaixa facilmente nos meus projetos”, pontua Rios.

Ao contrário do que se poderia pensar, atualmente as pastilhas de vidro podem ganhar um espaço na casa que vai muito além do lavabo – inclusive em ambientes mais sóbrios. Descubra, a seguir, onde você pode usufruir delas para garantir um toque de exclusividade ao lar.

Como incluir pastilhas de vidro no seu projeto?

De acordo com o arquiteto Evaldo Rios, não existe discriminação quanto ao local de uso das pastilhas de vidro. “Elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente, desde que harmonizem com os demais materiais presentes nele. São muito recomendadas quando temos que revestir superfícies curvas e quando o revestimento deve imprimir algum desenho”, esclarece.

Para garantir que a aplicação das pastilhas fique perfeita, portanto, é preciso considerar dois aspectos: que tipo de ambiente você deseja compor e o equilíbrio com os demais elementos nele presentes. Conforme Rios, as pastilhas com relevo imprimem aquela sensação rústica e proporcionam ambientes aconchegantes. Já a mistura de texturas só é indicada para compor detalhes, pois resulta em maior peso visual.

Outro alerta: pegue leve com o excesso de cores. “A mistura de cores pode ser usada, mas também requer cuidados para não sobrecarregar”, adverte o arquiteto. A dica é aproveitar a mistura de cores de forma inteligente, aproveitando para formar desenhos. Conforme Rios, essa é a grande possibilidade que as pastilhas proporcionam.

Por fim, vale reforçar um último lembrete: para garantir um acabamento impecável, contar com uma mão de obra especializada é fundamental. Já com esses cuidados em mente, cabe a você deixar a criatividade fluir para idealizar um cômodo memorável – que mistura o clássico e o contemporâneo na medida certa.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais.

Varanda Gourmet: o Espaço VIP da Casa

Depois de um dia exaustivo de trabalho, curtir o happy hour com os amigos, ouvindo uma boa música e saboreando alguns petiscos é sempre uma boa pedida, certo? Melhor ainda se for em um ambiente aconchegante - dentro da sua própria casa. É nesse contexto que a varanda...

ler mais

Área gourmet sofisticada, tecnologia em evidência

Se você é fã de ambientes onde elegância e luxo são palavras de ordem, prepare-se para conhecer um projeto que vai lhe fazer suspirar. Revestimentos impecáveis, eletrodomésticos com tecnologia de ponta e uma vista panorâmica de Belo Horizonte são alguns dos elementos...

ler mais

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba tudo que o mundo do design e arquitetura oferece de melhor.

E-mail cadastrado! Obrigado.